INSTRUMENTO MUSICALIZADOR – PERCUSSÃO E CANTIGAS
O professor é um
mediador, aquele que participa do processo dialógico (onde todos aprendem), onde
há troca de experiências. Em si, o professor deve servir de guia para a realização e inserção de
sonhos, pois, além de conhecimentos e quebras de paradigmas participa do
processo de ensino aprendizagem.
Nos projetos socioculturais de educação musical há
possibilidades de identificar e descrever práticas musicais coletivas que ocorrem
nos espaços de convivência, (segundo os projetos), além de analisar processos
educativos que possam atender alunas e alunos, de acordo com a clientela,
partindo de suas próprias relações para que possam aprender e se educarem
coletividade no convívio e participação
como um todo. Na educação musical há o: diálogo musical e discurso musical,
aprendizagem coletiva e colaboração, autonomia, experiência musical e produção
cultural. O ensino coletivo de música nos textos apresentados de uma forma
humanizada pretende descrever o envolvimento do aluno com a linguagem musical,
partindo de relações estabelecidas entre eles, sujeitos autônomos que ensinam e
aprendem.
Quanto ao ensino da música e especificamente aos
instrumentos de percussão torna-se mais interessante quando se apresenta o
contexto cultural afrodescendente e propor que nas oficinas desenvolvidas em
grupos há troca de experiências e esse contato cultural torna-se prazeroso e efetivo porque além de desenvolver a
musicalidade, desenvolve também a vivencia mediante experiências criativas numa
relação direta e por inteiro da música. O que permite cultivar a sensibilidade,
a criatividade, a escuta, a percepção, a atenção, o imaginativo, a liberdade de
experimentar e a coragem de se arriscar pelo novo e pelo diferente. Aspectos
esses que são desenvolvidos na ação coletiva. Por isso, aprende-se música ao
tocar com o outro mas também quando ouvimos o outro e respeitamos o espaço de
uma maneira mutua: “ Quando uma fala outro, os outros ouvem...Quando um toca,
os outros escutam” (p.20 MEIRA, A. I. G. Criança, adolescente e percussão: uma análise
etnográfica sobre o ensino e aprendizagem musical na ONG Áfricanamente. Porto
Alegre: UFRGS, 2011.)
Bilbiografia:
MEIRA, A. I. G. Criança,
adolescente e percussão: uma análise etnográfica sobre o
ensino e
aprendizagem musical na ONG Áfricanamente. Porto Alegre: UFRGS, 2011.
OLIVEIRA, P. A.
D. Aprendizagem coletiva e colaboração. In: Por uma educação musical
humanizadora: o ensino coletivo de música a várias mãos. São Carlos: UFSC,
2014.
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