quinta-feira, 12 de maio de 2016

INSTRUMENTO MUSICALIZADOR – PERCUSSÃO E CANTIGAS

O professor é um mediador, aquele que participa do processo dialógico (onde todos aprendem), onde há troca de experiências. Em si, o professor deve servir de guia para a realização e inserção de sonhos, pois, além de conhecimentos e quebras de paradigmas participa do processo de ensino aprendizagem. 
Nos projetos socioculturais de educação musical há possibilidades de identificar e descrever práticas musicais coletivas que ocorrem nos espaços de convivência, (segundo os projetos), além de analisar processos educativos que possam atender alunas e alunos, de acordo com a clientela, partindo de suas próprias relações para que possam aprender e se educarem coletividade no  convívio e participação como um todo. Na educação musical há o: diálogo musical e discurso musical, aprendizagem coletiva e colaboração, autonomia, experiência musical e produção cultural. O ensino coletivo de música nos textos apresentados de uma forma humanizada pretende descrever o envolvimento do aluno com a linguagem musical, partindo de relações estabelecidas entre eles, sujeitos autônomos que ensinam e aprendem.
Quanto ao ensino da música e especificamente aos instrumentos de percussão torna-se mais interessante quando se apresenta o contexto cultural afrodescendente e propor que nas oficinas desenvolvidas em grupos há troca de experiências e esse contato cultural torna-se prazeroso e efetivo porque além de desenvolver a musicalidade, desenvolve também a vivencia mediante experiências criativas numa relação direta e por inteiro da música. O que permite cultivar a sensibilidade, a criatividade, a escuta, a percepção, a atenção, o imaginativo, a liberdade de experimentar e a coragem de se arriscar pelo novo e pelo diferente. Aspectos esses que são desenvolvidos na ação coletiva. Por isso, aprende-se música ao tocar com o outro mas também quando ouvimos o outro e respeitamos o espaço de uma maneira mutua: “ Quando uma fala outro, os outros ouvem...Quando um toca, os outros escutam” (p.20 MEIRA, A. I. G. Criança, adolescente e percussão: uma análise etnográfica sobre o ensino e aprendizagem musical na ONG Áfricanamente. Porto Alegre: UFRGS, 2011.)

Bilbiografia:
MEIRA, A. I. G. Criança, adolescente e percussão: uma análise etnográfica sobre o
ensino e aprendizagem musical na ONG Áfricanamente. Porto Alegre: UFRGS, 2011.


OLIVEIRA, P. A. D. Aprendizagem coletiva e colaboração. In: Por uma educação musical humanizadora: o ensino coletivo de música a várias mãos. São Carlos: UFSC, 2014.

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